O Arcebispado de Jalapa conta desde esta semana com uma das relíquias mais simbólicas de São Rafael Guízar y Valencia, quem fora Bispo de Veracruz: o anel episcopal que o santo vendeu para poder ajudar os pobres.

Por anos se desconheceu o paradeiro do anel. Uma família americana o comprou do Bispo e finalmente decidiu dar de presente ao Arcebispo Emérito de Santo Antonio, Texas, Dom Patrick Flores, quem o guardou durante este tempo e esta semana viajou a Veracruz para entregar o anel ao Arcebispado de Jalapa.

São Rafael Guízar y Valencia

O santo nasceu em 1878 em Cotija de la Paz (Michoacán) no seio de uma família católica e foi o quarto de onze irmãos.

Sacerdote e bispo exemplar, beatificado por João Paulo II em 29 de janeiro de 1995, na Praça de São Pedro (Roma), levou uma vida sacerdotal muito ocupada devido aos tempos borrascosos da revolução e da perseguição religiosa no México, nos anos 20.

Um extenso território o esperava. A diocese de Veracruz contava naqueles anos com 46,000km2 de extensão e 500km de costa, com uma população aproximada de 1.200.000 pessoas. Em várias ocasiões, em mula, a cavalo ou a pé, conseguiu percorrer os povoados fazendo de cada visita pastoral uma verdadeira missão que renovava a vida cristã das paróquias. O que mais gostava era sair em missão, pregar a Cristo.

Afetado por diversas enfermidades (diabetes, flebite, insuficiência cardíaca e outros padecimentos) e estando banido de sua diocese, em 6 de junho de 1938 morreu na cidade do México e seu corpo foi transladado a Jalapa, Veracruz, onde recebeu sepultura. Ao ser exumado em 1950 seu cadáver foi encontrado incorrupto e foi conduzido à Catedral dessa cidade.

Em 15 de outubro de 2006, São Rafael Guízar y Valencia foi canonizado pelo Papa Bento XVI na Basílica de São Pedro, em Roma, Itália.