A Eparquía Grego-Católica ucraniana de Sambir-Drohobych celebrou no dia 13 de maio, dia da Virgem de Fátima, o 20º aniversário da liberação das catacumbas da Igreja grego-católica ucraniana (IGCU), graças a uma aparição Mariana que inspirou milhares de ucranianos a dar testemunho de sua fé em meio da perseguição comunista.

Assim o indicou a organização internacional Ajuda à Igreja Necessitada (AIN). A cerimônia foi presidida pelo Bispo Metropolita Yulian Voronovsky e concelebrada por mais de 30 sacerdotes onde participaram milhares de paroquianos.

Na Eucaristia se recordou a proteção que Santa Maria deu aos fiéis grego-católicos durante os 40 anos que durou a perseguição comunista. Do mesmo modo, o Bispo Metropolita chamou os fiéis a pedir incessantemente pela unidade da Igreja e de Ucrânia que, indicou, necessita com urgência.

Segundo AIN, o fato se remonta a 26 de abril de 1987, quando a Mãe de Deus apareceu a uma menina de doze anos, Maria Kizyn, e inspirou milhares de fieis da Igreja clandestina a dar publicamente testemunho de sua fé. A aparição também foi vista pelos soldados soviéticos enviados para expulsar à população.

Entre as milhares de testemunhas esteve o Metropolita Voronovsky, assim como, os também bispos, Pavlo Vasylyk, Filymon Kurchaba, Yaroslav Pryriz; e os irmãos Simkaylo. Também estiveram presentes o Pe. Yaroslav Lesiw e o ativista açoitado Josyf  Terelya, membro do movimento laico católico do Grupo de Helsinki de Ucrânia.