O Papa Bento XVI concedeu que a celebração do Rito de Beatificação de 498 mártires que deram a vida por Cristo durante a perseguição religiosa dos anos trinta do século XX na Espanha se realize em Roma no domingo, dia 28 de outubro de 2007.

Assim comunicou a Secretaria de Estado da Santa Sé ao Presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Dom Ricardo Blázquez Pérez, sobre as 23 causas que agrupam quase meio milhar de mártires espanhóis.

Os bispos, na última Assembléia Plenária da Conferência Episcopal, no dia 27 de abril passado, publicaram uma Mensagem onde anunciavam esta cerimônia para o próximo outono em Roma.

Naquela ocasião os prelados assinalavam que "a beatificação que vamos celebrar é uma hora de graça para a Igreja que peregrina na Espanha e para toda a sociedade. Convidamos a se preparar bem para esta festa e a participar dela de modo que se converta para todos em um novo estímulo para a renovação da vida cristã" e ressaltavam que "os mártires, que morreram perdoando, são o melhor alento para que todos fomentemos o espírito de reconciliação".

A CEE informou que em breve se apresentará à opinião pública um livro, publicado pelo EDICE, que, sob o título "Quais são e de onde vêm. 498 mártires do século XX na Espanha", reunirá as biografias e fotografias dos mártires que serão beatificados e sua relação com as dioceses espanholas.

A lista completa, com os nomes dos mártires e sua distribuição por causas, pode consultar AQUI.