Um grupo de 193 membros das FARC (182 homens e 11 mulheres) renunciaram a qualquer atividade ou vínculo relacionado com as FARC durante uma cerimônia presidida pelo Bispo de Chiquinquirá, Dom Luis Felipe Sánchez Aponte, e o Alto Comissionado de Paz, Luis Carlos Restrepo.

Os ex-guerrilheiros, que nos últimos dias foram transladados ao cárcere da Normandia em Chiquinquirá, assinaram um compromisso de desvinculação com a guerrilha, onde se comprometeram a abandonar a atividade delitiva e seus vínculos com essa guerrilha, informou-se em comunicado oficial.

Segundo o texto lido pelo Restrepo, os ex-presidiários manifestaram "de forma livre e espontânea sua vontade de abandonar qualquer atividade ou vínculo relacionado com as FARC, de não voltar a delinqüir, de reintegrar-se à vida civil, e de não vincular-se em adiante a nenhum grupo armado à margem da lei". O documento afirma também que "o Governo nacional se compromete a facilitar as condições para sua reintegração à vida civil".

"Com isto queremos enviar uma mensagem de paz e de reconciliação, em meio de tanta dureza, em meio de tanto dor. Alegra-nos que vocês hoje possam reiniciar o caminho de reencontrar-se com suas famílias e reconstruir suas vidas", assinalou Restrepo e adicionou que o "gesto humanitário" deveria contribuir para facilitar a libertação de todos os seqüestrados. Finalmente, dirigindo-se aos ex-guerrilheiros disse: "O passo que vocês dão hoje, estamos seguros, vai ajudar a abrir na Colômbia caminhos de reconciliação".

Ao término do ato Dom Sánchez entregou a cada detento um terço e um catecismo como símbolo de paz.