Por ocasião do início do curso escolar, o Bispo de Leão, Dom Julián López Martin, pediu aos protagonistas do âmbito educativo valorizar mais o ensino de Religião nas escolas e enfrentar com coragem os problemas em um ambiente hostil a ela.

Em uma carta pastoral, Dom López anunciou que a prioridade mais urgente e necessária no curso que agora começa é “valorizar muito mais o ensino de religião católica” na escola, “face às dificuldades às quais temos que enfrentar com coragem e decisão tanto na escola pública como na de titularidade eclesiástica”.

Dom López expressou seu desacordo com a paralisação da Lei Orgânica de Qualidade do Ensino (LOCE) por parte do Governo e sustentou que “levanta problemas em um ambiente claramente hostil à presença da Religião como disciplina acadêmica”.

Em sua missiva, o Prelado chamou as famílias, paróquias e escolas a realizar um serviço evangelizador conjunto: “Sabemos que a colaboração das famílias nessa iniciativa é insuficiente, por isso é preciso que das paróquias e dos colégios tratem de evangelizar as crianças e de cristianizar sua mentalidade, sua moral e seus projetos de vida”.

Segundo o Bispo, o desafio da pastoral é iniciar as crianças, adolescentes e jovens na vida ativa da Igreja Católica, principalmente porque cada vez é mais difícil manter uma catequese continuada. Mais ainda quando “muitas crianças e adolescentes nem sequer foram iniciados minimamente”.

O Prelado assinalou alguns dos desafios que apresenta a situação sócio-cultural para este trabalho: A sociedade “está marcada pelo secularismo e por um pluralismo ideológico, cada dia mais confuso, que não favorecem a missão da Igreja”. “Sob estas condições -acrescenta- torna-se muito difícil realizar a ação evangelizadora e, em particular, fazer novos cristãos”.

Por último, o Bispo leonês animou a enfrentar o desafio de uma “época caracterizada por uma forte carência de esperança, que no fundo é necessidade de trascendência e de uma felicidade plena”.