O Pe. Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, descartou qualquer intenção de ataque contra o Papa no homem que esta manhã, durante a Audiência Geral, saltou as cercas de segurança e tratou de subir no veículo papal, mas foi detido pela segurança vaticana.

Quando o Pontífice fazia o habitual percurso de chegada à Praça de São Pedro em seu veículo branco conversível, um jovem alemão de 27 anos saltou velozmente a cerca de segurança e tratou de subir no automóvel; mas cerca de oito agentes a paisana, que acompanham o Pontífice a pé, conseguiram neutralizar rapidamente o indivíduo e contê-lo contra o chão sem que o Papa se desse conta do incidente.

O Pe. Federico Lombardi explicou que "o jovem de 27 anos, de nacionalidade alemã não tinha intenção de atentar contra a vida do Pontífice, e mostrava claros sinais de desequilíbrio".

O jovem, com efeito, "estava em estado de confusão e após ser detido pela delegacia vaticana e interrogado pelo único juiz do Vaticano, Gianluigi Marrone, dispôs-se a internação obrigatória em uma estrutura sanitária protegida", explicou o Pe. Lombardi.