O Arcebispo de Guadalajara, Cardeal Juan Sandoval Íñiguez, afirmou que seguirá chamando "filhos das trevas" a quem promova o aborto porque se trata de um crime, e indicou que é assunto dos membros do Partido da Revolução Democrática (PRD) se sentem aludidos, porque não disse outra coisa distinta aos que pode dizer um Bispo.

"Eu chamei filhos das trevas aos que promovem o aborto e o seguirei dizendo por que o aborto é um assassinato, é um crime e o homicida, diz o Evangelho de São João, é o demônio, que é o príncipe das trevas; e os que promovem o homicídio pois são filhos das trevas. Já se a carapuça serviu neles (o PRD), assunto deles", expressou.

Do mesmo modo, informou que ainda não foi chamado pela Secretaria da Governo para responder à denúncia que interpuseram os representantes do PRD em Jalisco como resultado de suas declarações, mas afirmou que isso o tem "sem cuidado". Nesse sentido, assinalou que este partido ataca os cardeais porque precisam chamar a atenção, procuram "refletores".

"Começaram mal (com a denúncia) porque dizem que 'A Jornada disse'. Eu não respondo a intrigas, eu respondo o que digo, e isso tenho sem cuidado. Além disso, quero dizer: Um Bispo não pode dizer outra coisa a mais do que disse", declarou.