O Cardeal Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, Arcebispo de Tegucigalpa (Honduras), foi eleito hoje Presidente do Cáritas Internationalis por seus 162 membros reunidos na 18° Assembléia Geral que se realiza no Vaticano.

O também Presidente da Conferência Episcopal de Honduras, que tomará posse de seu cargo ao finalizar a assembléia no próximo 9 de junho, agradeceu por telefone desde Tegucigalpa sua eleição.

Na comunicação, o Cardeal agradeceu à Assembléia Geral "do fundo de meu coração. Aprecio a confiança que depositam em mim. No Caritas temos que trabalhar pelas necessidades dos pobres".

"Se formos ser verdadeiros discípulos e missionários, precisamos respirar o compromisso social-pastoral de todos nossos membros. Especialmente neste período, temos que compartilhar os bens e lutar contra a injustiça social. No 40° aniversário da Populorum Progressio, temos que promover o desenvolvimento como a maneira de aliviar e superar a pobreza", acrescentou.

Por outro lado, Grigor Vidmar foi eleito como tesoureiro da organização e se espera que na sexta-feira 8 de junho a assembléia designe um novo secretário geral.