Em sua habitual reflexão durante o Ângelus dominical, o Papa João Paulo II pediu à Virgem Maria pela humanidade golpeada por "explosões de violência".

Da residência de veraneio papal de Castel Gandolfo, a 25 quilômetros ao sul de Roma, o Pontífice pediu à Virgem "velar sobre a humanidade nestas horas marcadas por impressionantes explosões de violência".

Lembrando que "segundo uma antiga tradição, celebra-se hoje a festa do Nome de Maria”, o Papa pediu à Virgem que “vele pela humanidade nesta hora marcada por assustadoras explosões de violência. Que vele especialmente pelas novas gerações, desejosas de construir um futuro de esperança para todos”.

Sobre o Nome de Maria, o Papa disse que “ligado indissoluvelmente ao de Cristo, este nome é para os cristãos o mais doce, pois recorda a todos a sua Mãe comum. Ao morrer, Jesus confiou a todos como filhos".

O Papa teve palavras de saudação aos jovens, e adultos “da Ação Católica Italiana, com os quais me encontrei no domingo passado em Loreto,  por motivo de sua peregrinação nacional”.

“Dou graças ao Senhor por me haver dado a oportunidade de participar deste importante acontecimento eclesiástico, que culminou com a proclamação de três novos beatos: Alberto Marvelli, Dente Suriano e Pere Tarrés i Claret”, indicou.

Neste sentido, recordou “as três ordens que em Loreto confiei à Ação Católica: a ‘contemplação’ para caminhar pelo caminho da santidade; a ‘comunhão’ para promover a espiritualidade da unidade; a ‘missão’ para ser fermento evangélico em todo lugar”.

À Ação Católica

“Que a Virgem ajude a Ação Católica a continuar com entusiasmo em seu compromisso de testemunho apostólico, trabalhando sempre em próxima relação com a hierarquia, e participando de maneira responsável na pastoral paroquial e diocesana”, acrescentou o  Papa.

“A Igreja conta com a ativa presença da Ação Católica e com sua fiel entrega a grande causa do Reino de Cristo. Eu também tenho uma grande confiança na Ação Católica e animo a todos seus membros a serem testemunhos generosos do alegre anúncio evangélico para voltar a dar esperança à sociedade atual em busca de paz”, assinalou.