Em uma entrevista publicada este domingo pelo jornal católico italiano Avvenire, o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, anunciou que um documento que concede indulgência universal para a celebração da Missa de São Pio V– a Missa em latim que se celebrava universalmente até a reforma do Concílio Vaticano II-, verá a luz "logo".

Durante a entrevista, o Cardeal Bertone assinalou que a autorização se publicará em forma de um "Motu Proprio" do Papa Bento XVI que autorizará a celebração da Missa conhecida também como "tridentina" –porque foi confirmada pelo Concílio de Trento- e que atualmente pode ser celebrada somente com aprovação específica do Bispo.

Para a publicação do Motu Proprio "não terá que esperar muito" disse o Secretário de Estado, que explicou o Pontífice "tem escrito uma carta de acompanhamento em que explica as razões da decisão e por que espera que a autorização seja aceita serenamente".

O Cardeal não comentou se o Motu Proprio suporá o retorno ao seio da Igreja da cismática Fraternidade Sacerdotal de São Pio X, fundada pelo Arcebispo francês Marcel Lefebvre, excomungado pelo Vaticano em 30 de junho de 1988 após ter consagrado quatro Bispos fora da unidade com Pedro.

O Cardeal Bertone finalmente informou também que se publicará "dentro de pouco" a Carta dirigida aos católicos chineses, que "já foi aprovada pelo Papa e agora estão realizando as diversas traduções".