Durante uma emotiva homilia na Missa celebrada na Catedral de Edimburgo no dia 31 de maio, Festa da Visitação e dia da Defesa da Vida na Escócia, o Cardeal primaz escocês Keith O'Brien assinalou que as leis pró-aborto são "um pacote de mentiras" e recordou que os políticos católicos a favor do aborto não podem receber a Comunhão.

Este "Dia da Vida" na Escócia coincide com o 40º aniversário da aprovação da lei que legalizou o aborto na Inglaterra, Gales e Escócia em 1967.

Em sua homilia, o Cardeal escocês recordou o modelo de "serviço, humildade e generosidade da Virgem Maria com respeito à vida", ao ir "ao encontro de Isabel, em estado de espera como Ela mesma".

O Cardeal O'Brien fustigou duramente a lei que legalizou o aborto em 1967 e assinalou que esta foi "um pacote de mentiras, no qual se amontoaram falsidades e desinformação disfarçadas de compaixão e verdade".

Ao recordar o lema deste "Dia  da Vida", "Bendito o Fruto de seu Ventre", o Cardeal recordou que "o amor da Maria pela vida a levou a procurar a sua parente, Isabel. No encontro, João Batista, no ventre de Isabel, saltou de alegria e Ela pronunciou uma inesquecível saudação".

O "Dia da Vida" é celebrado nas mais de 500 paróquias de Escócia, onde se enviaram 250 mil folhetos explicando a posição da Igreja ante o aborto e por que a lei que o legaliza não oferece nenhuma saída verdadeira ao drama da mulher grávida. O folheto apresenta também alternativas ao aborto.

Em sua homilia, o Cardeal O'Brien assinalou finalmente que os políticos católicos "estão chamados a evitar qualquer cooperação com o indescritível crime do aborto" e do mesmo modo, "a barreira que tal cooperação erige para receber a Santa Comunhão".