O Papa Bento XVI agradeceu o histórico serviço prestado à Igreja pelos funcionários do Governo da Cidade do Vaticano, durante a visita que realizou ao edifício onde se encontram suas dependências, detrás da Basílica de São Pedro, no coração do Vaticano.

Depois de saudar o Presidente do Governo, o Arcebispo Giovanni Lajolo, o Pontífice disse a todo o pessoal do Governo que "constato e aprecio cada dia os frutos de sua dedicação e competência e vim aqui para lhes agradecer com muita sinceridade".

O Papa recordou que "quando meu venerado predecessor Pio XI conduziu a negociação para os Pactos Lateranenses –o acordo de convivência com o Estado Italiano- preocupou-se com que a Santa Sé pudesse contar com esta 'porção de território' que o garantisse a independência absoluta para o cumprimento de sua alta missão no mundo".

"Levando a cabo sua tarefa com dedicação asseguram a vida diária do Estado e ajudam ao Papa a cumprir o ministério que o Senhor lhe confiou a serviço da Igreja e do mundo. portanto, não é errado chamá-los de 'colaboradores do Papa'".

"Trabalham no Vaticano para o Papa e com o Papa; trabalham precisamente nos lugares que receberam o testemunho de tantos mártires e sobre tudo do apóstolo Pedro", adicionou.

"Isto lhes exige –disse o Papa-, além de competência, profissionalismo e dedicação, um sério compromisso de testemunho evangélico. Conto com vocês e peço que a cada dia cresçam no conhecimento da fé cristã, na amizade com Deus e no serviço generoso a seus irmãos".

O Santo Padre concluiu exclamando: "Que a presença da Igreja em seus escritórios e despachos recorde todos os dias o olhar paternal de Deus que, com sua providência, segue e cuida de cada um de vós!".