Ao concluir o momento de oração Mariana na gruta da Virgem de Lourdes no Vaticano, o Papa Bento XVI chamou os cristãos a estarem sempre impulsionados pelo amor para poder transformar o mundo.

Como todos os 31 de maio, concluindo o mês Mariano, centenas de pessoas se reuniram às 8:00 p.m. nos jardins vaticanos para participar da tradicional procissão do último dia de maio da igreja de Santo Estevão dos Abissínios (próxima ao abside da basílica vaticana) à Gruta da Virgem.

O Papa Bento XVI chegou à gruta às 9:00 p.m., e pronunciou um breve discurso onde, recordando a festa da Visitação, destacou que "o Espírito descendeu sobre a Virgem e a impulsionou a 'levantar-se' e partir sem duvidar para ajudar à idosa parente".

"Pelo caminho que conduz de Galiléia a Judéia é o próprio Jesus que 'empurra' Maria, infundindo o impulso generoso para ir ao encontro do próximo que está necessitado, a valentia de deixar de lado suas próprias exigências legítimas, as dificuldades, as preocupações, os perigos para sua própria vida".

O Santo Padre pediu que "Maria consiga para nós o dom de saber amar como Ela soube amar. Confiamos-lhe esta porção singular de Igreja, que vive e trabalha no Vaticano; confiamos-lhe a Cúria Romana e as instituições relacionadas com ela, para que o Espírito anime todas as tarefas e serviços".

"Desde esta colina dirigimos nosso olhar a Roma e ao mundo inteiro e rezamos por todos os cristãos, para que possam dizer com são Paulo: 'o amor de Cristo nos impulsiona', e com a ajuda de Maria saibamos difundir o dinamismo da caridade no mundo".