Os bispos reunidos em Aparecida divulgaram as 18:30 (hora local) o resumo do Documento Final, cujo texto íntegro será enviado ao Papa Bento XVI em junho.

Neste resumo do Documento Final se indica que os bispos reunidos na V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe querem impulsionar "com o documento final que resume as conclusões de seu diálogo, uma renovação da ação da Igreja" e "a nova evangelização a nível regional".

O Documento Final tem três grandes partes, a primeira das quais se intitula "A vida de nossos povos" e consta de dois capítulos, nos quais se considera "o sujeito que olha a realidade e que louva a Deus por todos os dons recebidos, em especial, pela graça da fé que o faz seguidor de Jesus e pelo gozo de participar da missão eclesiástica".

A segunda parte se intitula "A Vida de Jesus Cristo nos discípulos missionários" e está dividido em quatro capítulos: "a alegria de ser chamados a anunciar o Evangelho, com todas suas repercussões como 'boa notícia' na pessoa e na sociedade (terceiro capítulo); a vocação à santidade que recebemos os que seguimos Jesus, ao ser configurados com Ele e estar animados pelo Espírito Santo (quarto capítulo)".

"A comunhão de todo o Povo de Deus e de todos no Povo de Deus, contemplando da perspectiva discipular e missionária os distintos membros da Igreja com suas vocações específicas, e o diálogo ecumênico, o vínculo com o judaísmo e o diálogo inter-religioso (capítulo cinco)" e "um itinerário para os discípulos missionários que considera a riqueza espiritual da piedade popular católica, uma espiritualidade trinitária, cristocentrica e Mariana de estilo comunitário e missionário, e variados processos formativos, com seus critérios e seus lugares segundo os diversos fiéis cristãos, prestando especial atenção à iniciação cristã, a catequese permanente e a formação pastoral (sexto capítulo)".

A terceira parte se intitula "A vida de Jesus Cristo para nossos povos". No capítulo sete se impulsiona a missão continental, no oito se trata o tema da promoção humana, especialmente dos desempregados, migrantes, abandonados, doentes, entre outros. No nove se trata o tema da defesa da vida e a família; enquanto que no dez se tratam uma série de desafios pastorais atuais como "a pastoral das grandes cidades e a presença de cristãos na vida pública".