O Bispo de Tilarán (Costa Rica), Dom Vittorino Girardi, afirmou que "a Igreja Católica precisa resgatar, utilizar todos os meios, ha que gritar a verdade com forte voz, diz Jesus, que o Católico sinta que não é um brinde comprometer-se missionalmente".

Em entrevista concedida a ACI Digital, o Prelado costa-riquenho assinalou que "o depois é muito importante, daí que a missão seja um primeiro passo de um estado permanente de missão onde a imitação da Igreja primitiva, cada comunidade seja de uma vez unida como no cenáculo e exclusiva pela abundância divina. A atividade missionária surge da superabundância de amor".

"Desde o começo da preparação da V Conferência havia a pergunta e depois o que, e então uma primeira resposta foi a grande missão no Continente. Para que? Para canalizar todo este espírito que se viveu durante estes dias, para que nossos laicos tenham neste ato, um passo de grande importância para seguir animando o que é o espírito missionário", explicou.

Dom Girardi também destacou que na V Conferência Geral "se queria que o grande ator e primeiro responsável por esta assembléia seja Deus através de seu Espírito Santo, em seguida outro elemento é o fato de realizá-la aqui em Aparecida onde nos sentimos fortemente inseridos na realidade da religiosidade popular, da fé de nosso povo, em uma constante chamada à realidade, para não escapar dela".

"O cristianismo é um presente, não uma carga, é um dom, embora implique uma responsabilidade, um dom que se converte em tarefa, então o tema do discipulado é manifestar como não cabe separar ou não é um elemento acrescentado o ser missionário. E em seguida os grandes tema da vida sugeridos pela expressão do Papa (no lema da V Conferência), 'Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida', uma vida que a sua vez deve ser irradiada, comunicada através da Igreja, através de quantos somos cooperadores da obra de Deus, diria São Paulo, em todos os setores", afirmou.