Pedro Morandé, Decano da Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Chile, assinalou que a fé "está no núcleo da cultura" e o próprio da "cultura cristã é olhar a realidade da revelação de Deus".

Em entrevista concedida a ACI Digital, o também participante como especialista na V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe explicou que "temos uma rica cultura marcada pela presença da Igreja na América Latina e esse é um dos patrimônios mas nobres que temos. Assim nos disse isso o Papa na homilia de abertura".

Depois de expressar sua preocupação e a dos bispos pela "dificuldade das famílias, especialmente os pais, de transmitir a fé de uma geração à outra", o especialista chileno indicou que "temos a obrigação de voltar a propor sempre qual é o centro da vida humana, que é o que constitui a dignidade do homem e então voltar para núcleo cultural mais profundo que têm nossas sociedades".

Para Morandé, a nova evangelização que propôs João Paulo II "começa quando se vai à fonte, começar de novo desde Cristo". "Há que voltar desde Cristo, da experiência da fé. Esta conferência vai ao centro quando o Papa a convoca sob o lema de discípulos e missionários. Recuperar esse núcleo do discipulado é a base para gerar cultura em todos os âmbitos da fé", afirmou.

Logo depois de explicar que "não se precisa integrar a cultura no cristianismo", porque ela não está fora dele, o especialista particularizou que  a cultura "é a conseqüência que tem a experiência da fé quando se transmite. A cultura sempre é aquilo mais valioso que uma geração transmite a outra".

"Eu gosto da expressão 'a hipótese de realidade', com a qual a geração mais antiga educa à geração mais nova contribuindo então com o significado das coisas, a compreensão da realidade em todos seus fatores. Na medida em que a fé em Cristo é uma luz poderosa que ilumina a realidade até suas últimas conseqüências então ela é geradora de cultura", disse Morandé.

"Não necessita a fé fazer como um gesto adicional para voltar-se cultura mas simplesmente ser transmitida através de todas as formas da expressão cultural: a palavra, a arte, as expressões litúrgicas e todo o conjunto do simbolismo com o qual transmitimos o sentido das coisas", anotou.