Os líderes religiosos da minoria cristã do Iraque condenaram energicamente o ataque terrorista contra a mesquita de Abdul Qader Al-Kilani em Bagdá, o santuário mais antigo e importante dos muçulmanos sunitas do Iraque.

O atentado, atribuído a extremistas muçulmanos xiitas financiados pelo Irã, provocou a morte de 21 pessoas e 66 feridos.

Em um comunicado conjunto, o Patriarca católico caldeu Mar Emmanuel III Delly e o Bispo da Igreja Armênia Avak Asadorian, representantes do Conselho de líderes das igrejas cristãs do Iraque, condenaram energicamente o atentado, descrevendo-o como "uma ataque contra todo o Iraque e todos os iraquianos se exceção, ao ponto de minar a unidade do país e de fomentar a discórdia e a divisão".

Os líderes cristãos fazem um chamado "à unidade e o amor entre todas as partes e religiões no Iraque, a terra de origem da civilização humana".

Abdul Qader Al-Kilani, nascido em 1077 e morto em 1165, foi um líder sunita que, entretanto, era respeitado por muitos xiitas, a outra facção em que se dividem os muçulmanos. Seu mausoléu é um dos monumentos mais antigos e importantes da história iraquiano.