O Papa Bento XVI nomeou como novo Vice-presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina ao Arcebispo de Villavicencio (Colômbia), Dom José Octavio Ruiz Areias, quem se encontrava participando da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano em Aparecida como delegado de seu país.

O anúncio em Aparecida o fez o Cardeal Giovanni Battista Re, Prefeito da Congregação para os Bispos e Presidente da CAL, durante a sessão de encerramento da V Conferência Geral.

Dom Octavio nasceu em Bogotá (Colômbia) em 21 de dezembro de 1944, no lar formado pelo Senhor Octavio Ruiz Courvel e a Senhora Mercedes Arenas Barragán.

Realizou seus estudos eclesiásticos no Seminário Maior de São José da Arquidiocese de Bogotá. Realizou a licenciatura em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, como aluno do Pontifício Colégio Pio Latino Americano, e mais tarde obteve o Doutorado em Teologia na mesma Universidade.

Recebeu a ordenação sacerdotal, para o serviço da Arquidiocese de Bogotá, em 29 de novembro de 1969 de mãos do Excelentíssimo Monsenhor Aníbal Muñoz Duque.

Trabalhou na Santa Sé, em Roma, como Oficial da Congregação para a Doutrina da Fé entre os anos 1985-1996.

O Santo Padre João Paulo II o nomeou Bispo Auxiliar de Bogotá em 8 de março de 1996.

Desde mês de julho de 1999 se desempenhou como Presidente da Comissão Episcopal de Doutrina e encarregado da seção de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da Conferência Episcopal da Colômbia.

Sucessivamente, em 16 de julho de 2002, foi nomeado Bispo de Villavicencio e em 3 de julho de 2004, ao ser elevada a diocese de Villaviciencio a Sé Metropolitana, foi nomeado primeiro Arcebispo da mesma sé.