O Presidente da Conferência Episcopal Venezuelana, Dom Ubaldo Santana, afirmou que "a América Latina tem que ficar em pé de missão", ao referir-se ao que toca aos católicos do continente depois da V Conferência Geral.

Em entrevista concedida a ACI Digital, o também Arcebispo de Maracaíbo indicou que "Aparecida deve colocar a todos como em um grande estado de missão". "Eu acredito que aqui se fez como uma declaração geral: América Latina tem que ficar em pé de missão. Se pudesse passar de uma fórmula a outra diria que não pode seguir sendo uma Igreja sentada, tem que ser uma Igreja de pé e uma Igreja também em marcha", acrescentou o Prelado.

"Nesse sentido entendemos a missão e uma missão que tem que abranger fundamentalmente o espaço que devem ocupar os laicos na Igreja, na sociedade e no mundo", precisou.

Depois de explicar que na V Conferência Geral "fizemos um esforço grande para nos questionar e olhar a nós mesmos nesse espelho grande que é o Evangelho, que é a vida da Igreja de nossos povos e que são também os grandes movimentos culturais que se estão produzindo no mundo atual".

"Chamou-nos também a atenção a busca intensa de Deus que existe no povo e que sempre esteve alimentado de algum jeito mas que hoje possivelmente encontra estímulos e ofertas fora do campo estritamente cristão", adicionou Dom Santana.

"Aparecida devesse marcar o início de um compromisso muito mais claro, definido e profundo do laicado na América Latina", concluiu.