< P>A Sala de Imprensa da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano publicou esta quarta-feira uma "elucidação" sobre as cifras dadas pela ACI Digital sobre o número de votantes que deixou mais perguntas que respostas sobre o tema.

O número total de membros divulgado oficialmente no início da Conferência foi de 160. Ao perguntar a diversos bispos sobre a participação, responderam que nas votações imediatamente anteriores se registrou um máximo de 128 votantes.

Ante esta diferencia ACI Digital comentou que cerca de 30 membros se teriam ausentado devido a diversas causas. Embora se tratasse de um comentário marginal em um artigo sobre a fotografia dos bispos que se tomou nas portas da Basílica da Aparecida, a Sala de Imprensa considerou importante assinalar que o dado não correspondia a seus registros: "conforme pudemos constatar, o número exato dos bispos que tiveram que retirar-se é de 9 bispos (sic)".

Entretanto, a nota não proporcionava nenhuma explicação satisfatória sobre as discrepâncias numéricas. Ulteriores diálogos com as autoridades da Sala tampouco esclareceram o panorama.

 ACI Digital perguntou ao Diretor da Sala de Imprensa, Dom Jorge Lozano, sobre a discrepância nas cifras. Esta foi sua resposta: "Eu não sei quantos bispos votaram em cada uma das sessões, esse dado não o tenho. É muito provável que de todo os bispos habilitados para votar, alguns em alguma ocasião não estejam na sala seja porque 8, 9 ou 10 se retiraram ou porque há alguns reunidos, alguns trabalhando simultaneamente durante as sessões. Assim ocorreu em alguns momentos em que estava em sessões na sala e também estavam trabalhando os bispos na comissão de redação com os bispos que estavam a cargo da mensagem final. E em todos os dias sempre houve dois ou três que também estavam com algum problema de gripe ou com alguma descompostura".

A explicação da Sala de Imprensa, entretanto, não resolveu a questão sobre a discrepância das cifras: segundo ACI Digital constatou com diversos bispos, as referida reuniões paralelas não ocorreram durante as últimas votações nas sessões plenárias anteriores ao artigo, como por exemplo a votação sobre a Mensagem final divulgada hoje, por isso o tema das ausências segue sem elucidação.