Ao concluir a Audiência Geral, o Papa Bento XVI se aproximou de Gerry e Kate McCann, o casal britânico, pais de Maddie, a menina desaparecida a princípios de maio em Portugal, e os consolou antes de abençoar uma foto da menina.

O Pontífice compartilhou um momento com os McCann, que se encontravam visivelmente emocionados, prodigalizando palavras de alento e pousando com afeto sua mão sobre uma foto de Maddie, de quatro anos.

Kate McCann, que levava um terço ao redor do pescoço, trocou umas frases com Bento XVI contendo o pranto enquanto seu marido Gerry beijava a mão do Pontífice. Ambos os maridos são católicos e recentemente peregrinaram a Fátima para pedir pelo retorno de sua pequena filha, raptada quando dormia junto com Sean e Amelie, seus irmãos gêmeos de dois anos, no quarto de um complexo hoteleiro da Praia da Luz, na turística região portuguesa de Algarve.

Pouco depois de terem sido saudados e consolados pelo Papa,  os McCann declararam que tinham pedido ao Pontífice para "orar por nós e pela família". "Respondeu-nos que o faria e nos pediu para conservar a fé", disse Kate.