Durante a Audiência geral desta quarta-feira, onde abordou a figura de Tertuliano, o Papa Bento XVI destacou que a humildade de estar com a Igreja é uma condição indispensável para o teólogo na Igreja.

O Pontífice dedicou uma parte de sua reflexão ao drama humano do famoso apologista africano nascido no ano 150, que logo depois de converter-se ao cristianismo terminou afastando-se da Igreja por efeitos de sua inflexibilidade e seu subjetivismo.

"Com o transcurso dos anos –explicou o Papa- (Tertuliano) voltou-se cada vez mais exigente com os cristãos", pretendendo "em qualquer circunstancia  um comportamento heróico".

"Penso muito nesta grande personalidade moral e intelectual. vê-se que ao final lhe falta a simplicidade, a humildade de inserir-se na Igreja, de aceitar suas debilidades, de ser tolerante com outros e consigo mesmo", disse o Pontífice.

"Quando alguém vê somente a grandeza do pensamento próprio, resulta que é precisamente essa grandeza a que se perde".

"A característica essencial de um grande teólogo consiste na humildade de estar com a Igreja, de aceitar suas debilidades e as próprias, porque só Deus é realmente santo. Porém, nós, necessitamos sempre que nos perdoem", assinalou o Pontífice.