Em declarações a União Radio, o Arcebispo de Coro e Vice-presidente da Conferência Episcopal Venezuelana, Dom Roberto Luckert, considerou que o fechamento da Rádio Caracas Televisão (RCTV) constitui o "mais grave engano político" do Presidente Hugo Chávez e lamentou que sua decisão ferisse todos os venezuelanos.

"Todas as ações do governo até agora foram particularizadas: invadiam imóveis expropriavam outras, mas o afastamento de Rádio Caracas Televisão fere o sentir venezuelano porque é uma das empresas de comunicações mais antigas do país e em qualquer canto da Venezuela o único canal que se vê é o 2", explicou.

Segundo o Prelado, "tudo isso o está sentindo o venezuelano em seu coração, o povo está sentindo que não só se fere o oligarca, mas também ao próprio povo, sente que se estão se metendo com coisas que são do povo".

Do mesmo modo, lamentou a argumentação do Tribunal Supremo de Justiça "para confiscar os bens do canal dois e entregar-lhe ao governo".

"Ao Presidente lhe ocorreu que devia fechar o canal dois, anunciou-o e o fechou, em seguida vieram os leguleios de volta a tratar de justificar o injustificável", indicou e explicou que "a tampa do frasco foi o que fez o Tribunal Supremo de Justiça, isso demonstrou que estão ao serviço do regime, pelo que diga o Presidente, porque saltam para solucionar o problema de Teves lhe dando toda a infra-estrutura de comunicação que tinha Rádio Caracas", em alusão à nova Televisão Venezuelana Teves, que desde esta semana funciona no sinal e instalações do canal confiscado.