A Diretora executiva do Programa Mundial de Mantimentos das Nações Unidas, Josette Sheeran, expressou durante um encontro com o Papa Bento XVI seu agradecimento pelo apoio emprestado pela Igreja Católica à luta contra a fome.

Sheeran declarou a Rádio Vaticano "a grande honra" que pode expressar a Sua Santidade "toda minha gratidão por seu inestimável ajuda à causa dos famintos".

Sheeran, que desde abril dirige a agência maior para as ajudas humanitárias, assinalou que "quis expressar ao Santo Padre meu agradecimento por haver-se feito defensor dos famintos do mundo. Disse que é o vento sob nossas asas: cada vez que fala da praga dos pobres e dos famintos, ele nos dá um novo impulso para que nós continuemos em nosso trabalho, e contribui a aumentar a consciência no mundo e a obter o apoio de parte de todos aqueles que trabalham para dar de comer aos famintos".

"Disse –continuou– que a nós dar de comer uma criança que vai à escola na África nos custa sozinho 21 dólares; com aqueles 21 dólares nós somos capazes de encher um prato de mingau de aveia, e isto ajudará a criança não só a viver mas a aprender porque assim terá energia para desenvolver seu intelecto e é isto o que faz com que mudem as coisas. Está aqui a importância de cada doação que recebemos: ajuda-nos a encher os pratos dos famintos em todo mundo".

A diretora convidou o Papa a visitar a sede desta agência das Nações Unidas, que se encontra no centro histórico de Roma.