Psicólogos, médicos e enfermeiros explicarão esta quarta-feira em Valência diversas técnicas para entender e atender da família a um doente de câncer, em uma oficina organizada pela associação valenciana Viktor E. Frankl, dedicada ao apoio emocional ante o sofrimento.

A oficina, dirigido a familiares e amigos de pacientes com câncer, busca "ajudar a compreender a experiência da enfermidade em suas diferentes etapas e como atuar em cada uma delas", indicaram fontes da entidade à agência AVAN.

Os apresentadores ensinarão o protocolo de ajuda depois do diagnóstico e durante o tratamento, seja com quimioterapia, radioterapia ou cirurgia, assim como as situações do "medo à recaída", e as condutas a seguir "quando a enfermidade se converte em crônica", acrescentaram.

Do mesmo modo, a partir da comunicação de experiências dos participantes, os peritos "tratarão de oferecer colocações de atuação em função das etapas pelas que atravessa o doente".

A oficina estará dirigida pela psicóloga clínica Esperança Dongil, a enfermeira Cristina Pelacho, e o médico Vicente García Fons e terá lugar na sede da associação em Valência.

Desde sua criação em 2001, a associação atendeu a mais de 300 pessoas. A entidade foi impulsionada por psicólogos e médicos valencianos, entre outros profissionais cristãos, com o fim prestar ajuda de forma gratuita a pessoas que sofrem a morte ou enfermidade grave de um ser querido, assim como apoio aos próprios doentes e oferecer orientação psicológica, jurídica, ética ou religiosa.

A associação toma o nome de um médico psiquiatra vienense, nascido em 1905 e falecido em 1997, que exerceu vocacionalmente sua profissão no âmbito psicoterapêutico e desenvolveu o método do "Análise Existencial" sobre o sentido último do sofrimento.