Em um discurso pronunciado recentemente por Dom Renato Volante durante a XVII Conferência da FAO para Ásia e o Pacífico, celebrada em Pequim (China), o Vaticano chamou à solidariedade internacional para garantir a segurança alimentar.

Dom Volante, Observador permanente da Santa Sé na Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), indicou durante seu discurso que a presença internacional da Santa Sé “está motivada exclusivamente pelo desejo de prestar um serviço comum a toda a família humana. Deseja deste modo atestar seu interesse construtivo na causa do ser humano, a atenção a suas necessidades fundamentais, começando pelo direito fundamental à nutrição, que é um ingrediente essencial do direito à vida”.

“Parece que a situação da segurança alimentar se faz cada dia mais preocupante –observou o Prelado-, o crescimento dos sistemas de produção cada vez mais ligado a métodos a grande escala, enquanto aumenta a degradação ambiental que para o mundo da agricultura  significa também empobrecimento do solo e escassez de água”.

“Tudo isso reduz os níveis de segurança alimentar. Frente a estes desafios, se faz cada vez mais necessário olhar o futuro para compreender qual pode ser o papel da  FAO nos próximos anos nesta região do mundo”, sugeriu o Prelado.

Dom Volante acabou citando o discurso de João Paulo II na Cúpula Mundial da Alimentação de 1996: “É de esperar que vossas reflexões inspirem medidas para combater a insegurança alimentar, que tem entre suas vítimas tantos de nosso irmãos e irmãs, porque nada mudará no âmbito mundial se os responsáveis das nações não colocam em prática os compromissos escritos em vosso plano de ação para implementar políticas econômicas e alimentares baseadas não somente no benefício  mas também no compartilhar solidário”.