O Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone , antecipou à imprensa italiana que  o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso "será novamente instituído como dicasterio por si mesmo".

Da cidade italiana de Vercelli, onde recebeu a cidadania honorária, o Cardeal antecipou que o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso voltará a ser um dicasterio vaticano autônomo. Como se recorda, em março de 2006, o Papa Bento XVI decidiu unir o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, cuja presidência ficou vacante depois da nomeação do Arcebispo Michael Fitzgerald como novo Núncio no Egito, ao Pontifício Conselho para a Cultura, que preside o Cardeal francês Paul Poupard.

Segundo o Cardeal Bertone, "é interessante notar que a Igreja depois do discurso do Bento XVI em Ratisbona tenha relançado o diálogo com as autoridades políticas e religiosas de outras religiões".

Em declarações ao jornal La Stampa, o Cardeal antecipou que o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso será instituído "como dicasterio por si mesmo quando antes esteve acoplado ao Pontifício Conselho para a cultura. Este último – prosseguiu – incorporará em um único dicasterio o Pontifício Conselho para os bens culturais da Igreja. A mudança demonstra a importância do diálogo inter-religioso para a Secretaria de Estado".