A missão da Igreja Católica na Turquia que leva o nome oficial de "Missão dos Santos Pedro e Paulo na Antioquia", estreou sua página Web oficial para poder servir à minoria católica estendida no território turco.

Segundo a Agência oficial da Congregação para a Evangelização dos Povos, Fides, a comunidade católica da histórica Antioquia, cidade do Sudeste da Turquia, lançou seu novo site, onde relata a história, as atividades e o espírito da pequena comunidade cristã local, de uma vez que serve de fonte de intercâmbio de informação entre os católicos presentes.

A nova página: http://www.anadolukatolikkilisesi.org/antakya, que oferece sua informação em italiano, inglês e turco, permite acessar virtualmente à comunidade dos Franciscanos capuchinos que atendem pastoralmente a região, e oferece acesso à "crônica" que recolhe a vida cotidiana da comunidade local.

A página tem uma seção dedicada à mártir Pe. Basilio de Novara O.F.M. Cap (+1851), conhecido como o "fundador moderno da Igreja Católica da Antioquia", assassinado por extremistas islâmicos.

A página recorda também que Antioquia é a cidade berço das primeiras comunidades cristãs dos que falam os Atos dos Apóstolos. Justamente ali pela primeira vez os discípulos de Jesus foram chamados "cristãos".

A hoje pequena comunidade cristã, composta por cerca de dez famílias católicas foi a terceira cidade do império romano depois de Roma e Alexandria, com quase meio milhão de habitantes. Hoje é uma cidade de 200 mil habitantes.