A Agência de Notícias Salesianas informou esta semana que a Congregação para as Causas dos Santos aprovou por unanimidade o milagre atribuído à intercessão do venerável Servo de Deus Ceferino Namuncurá, o jovem secular índio, filho de um famoso cacique nativo argentino, que  foi aluno salesiano e morreu de tuberculose, desejando ser sacerdote, em 1905.

O Secretário da Congregação, Dom Michele Di Ruberto, explicou que "é um milagre esplêndido, que honra ao próximo santo, à Igreja e a toda a família salesiana".

Segundo a Agência católica argentina AICA, depois da decisão definitiva do Papa Bento XVI,  a beatificação poderia ocorrer os primeiros dias de novembro na Argentina.

O milagre, é o caso de uma mulher de Córdoba, que tinha 24 anos e que curou de forma instantânea e integralmente de um câncer de útero, e até pôde conceber novamente. Este fato para a ciência é absolutamente inexplicável e isto foi corroborado com estudos médicos anteriores e posteriores da mulher, que creditam o desaparecimento da enfermidade.

O milagre atribuído à intercessão de Ceferino se produziu em 2000, ano do Jubileu Cristão. A família desta jovem com câncer de útero pediu intensamente a intercessão de Ceferino ante Deus para lhe salvar a vida. E a mulher curou.

Segundo o Pe. Enrico Dal Cóvolo, Postulador da causa de Ceferino em Roma, a princípios de dezembro passado "a consulta médica da Congregação para a Causa dos Santos opinou que, do ponto de vista clínico, a cura submetida a seu julgamento científico, era inexplicável".

A celebração de beatificação se fará em algum lugar proposto pela Conferência Episcopal Argentina.