O Papa Bento XVI doou uma ajuda financeira para as necessidades primárias dos mais necessitados de Costa de Marfim.

Por motivo da visita por indicação do Santo Padre do Presidente dos Conselhos Pontifícios Justiça e Paz e da Pastoral para os Imigrantes e Itinerantes, Cardeal Renato Martino, o Pontífice transmitiu deste modo sua proximidade espiritual à nação africana, informou Rádio Vaticano.

Por sua parte, o Cardeal alentou a população deste país a seguir percorrendo a senda da paz e promover a reconciliação nacional e a participação de todas as forças vivas do país, sem exclusões de natureza política, religiosa, cultural ou étnica.

A visita do Cardeal Martino se realiza depois do convite da Conferência Episcopal de Costa do Marfim que durante anos padeceu guerras e conflitos. De 15 a 20 de maio visitou várias cidades do sul e o norte deste país do África ocidental, principalmente Bouaké, bastião dos rebeldes.

Além de apresentar o Compêndio da Doutrina Social da Igreja, o Cardeal presidiu diversas celebrações eucarísticas em várias cidades e comunidades paroquiais, e se reuniu com os bispos madrilenos e com as mais altas autoridades do país.