O Presidente do Episcopado mexicano, Dom Carlos Aguiar Retes, exortou para que "sejamos uma Igreja em permanente estado de missão", durante a habitual Eucaristia com a que se inicia a jornada na V Conferência Geral.

Ao iniciar sua homilia sobre o Evangelho em que a Mãe de Deus eleva a oração do Magnificat, Dom Aguiar afirmou que "Maria e Isabel manifestam duas atitudes muito importantes para a vida dos discípulos e para a vida da Igreja como discípula. Primeiro, a sensibilidade para atender a Deus e, descobri-lo presente em suas vidas, aceitá-lo como interlocutor e atuem em suas vontades, e recebê-lo assumindo na fé os planos do Senhor".

"Segundo, a capacidade de procurar a quem também tem descoberto ao Senhor e suas ações, e encaminhar-se para encontrar-se com ela e compartilhar as maravilhas que o Espírito obrou. Maria não só visitou sua prima Isabel mas também tem feito o mesmo conosco", acrescentou.

O também Bispo de Texcoco também chamou a ser "uma Igreja como Maria de Guadalupe que inculturada mostre o rosto da misericórdia divina para consolo e fortalecimento espiritual, para redescobrir a dignidade de toda pessoa, independentemente de raça, língua, cultura e nação".

"Com Maria, discípula e mestra, sejamos uma Igreja que pressurosa vai ao encontro tanto, de quem como Isabel, reconhecem as maravilhas que obra o Senhor como de quem, como São Juan Diego, atravessam pela aflição, o desconcerto, a incerteza, ou a desesperança. Sejamos uma Igreja em estado permanente de missão", alentou o Prelado.

O Presidente do Episcopado mexicano insistiu a ser dóceis às inspirações do Espírito Santo "para que ele seja o artífice de uma Igreja na América renovada, que faça presente e reflita o amor misericordioso e a bondade infinita de Deus".