O Prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Claudio Hummes, destacou que a Grande Missão Continental que será lançada ao finalizar a V Conferência Geral "deve nascer de nossa abertura ao impulso do Espírito Santo e assim constituir-se em um novo Pentecostes".

Durante sua intervenção na V Conferência Geral do Episcopado e do Caribe esta manhã, o Cardeal indicou que "esta V Conferência é uma oportunidade única que Jesus Cristo nos oferece para decidir uma Grande Missão Continental" na América Latina, que "exigirá a decidida ação das Conferências Episcopais, das dioceses, das paróquias e de todas as formas de associação de fiéis".

Ao recordar as palavras do Papa Bento XVI em seu encontro com os bispos do Brasil, o Cardeal indicou que o Santo Padre lhes disse que "não evangelizamos o suficiente a aqueles que batizamos" e eles "têm o direito de ser evangelizados por nós, porque no momento de batizá-los nós assumimos o compromisso de evangelizá-los e conduzi-los a Jesus Cristo".

"Daí que uma Grande Missão Continental para ir em busca destes católicos pouco evangelizados, não é uma forma de proselitismo nem de anti-ecumenismo, porque se trata daqueles que batizamos", explicou.

Já em coletiva de imprensa, o Prefeito para a Congregação do Clero particularizou que "a missão deve começar já. Fará falta que se precise, mas o processo deverá começar imediatamente. Não tem prazo de término. Deverá continuar e fazer parte da dinâmica cotidiana das comunidades católicas. Ela deve ser permanente".

"A missão não será sozinho de visitas domiciliárias, pretende atender a toda a sociedade e todos os estratos", precisou.

"Devemos encontrar formas para que os laicos" possam "testemunhar com sua vida e seu exemplo, e também com suas palavras a coerência com o Evangelho. A palavra servirá para explicitar por que o missionário atua e vive dessa forma. Será uma metodologia bastante diferenciada de acordo a cada ambiente", disse o Cardeal Hummes.

"As comunidades devem nascer da Eucaristia, aonde se viva intensamente a palavra de Deus. Para voltar a despertar a fé. O apoio das comunidades será fundamental. Queremos ir em busca de nossos batizados", concluiu.