Vários bispos mexicanos exigiram às autoridades informar à população sobre o mecanismo abortivo da pílula do dia seguinte –que já se vende nas farmácias do país- e seus efeitos adversos para a saúde das consumidoras.

O Bispo de Matehuala e Presidente da Comissão Episcopal de Pastoral Familiar, Dom. Rodrigo Aguilar Martínez, lamentou que diante da “pluralidade de  idéias que vive a sociedade, a verdade sai perdendo, pois a sociedade carece de informação sobre os efeitos nocivos do consumo da pílula”.

Dom. Aguilar precisou que considerando as investigações científicas sérias que alertam sobre os riscos do consumo da pílula, é insólito que “não se queira admitir a realidade e informar adequadamente à sociedade”.

O Bispo lamentou que se viva em um diálogo de surdos em que a autoridade não quer reconhecer  feitos que estão comprovados cientificamente e que indicam que a anticoncepção de emergência é um método abortivo e perigoso.

Depois de assinalar que esta prática lesa a dignidade do ser humano, Dom. Aguilar pediu aos jovens promover a nobreza da sexualidade como “fruto do amor e dentro de uma prática cristã do matrimônio”. A Igreja Católica “não modificará sua postura sobre o consumo da pílula”, indicou.

Por sua vez, o Bispo de Aguascalientes, Dom. Ramón Godínez Floresça, assinalou que continuarão o diálogo com as autoridades sanitárias do país para evitar a comercialização do anticoncepcional, pois seu uso lesa a unidade familiar e implica a morte de concebidos.