Espanha, onde em 2006 se produziram 141.817 divórcios, quer dizer, um cada 3,7 minutos, converteram-se no país da União Européia dos 15 (UE15) com maior taxa de divórcios como habitante, informou o Instituto de Política Familiar (IPF) segundo dados do Conselho Geral do Poder Judicial espanhol.

O IPF assinalou deste modo que o número de divórcios se incrementou em 2006 em 51% sobre o ano anterior e em 277% sobre o período 2001-2006.

Conforme informa o Instituto que dirige Eduardo Hertfelder, Canárias, Baleares e Cataluña são as Comunidades Autônomas com maior taxa de divórcios e Castilla-La Mancha é a região onde cresceram mais que em 2004 tendo mais que triplicado (mais de 228%).

Para o Hertfelder "estes dados devem interpelar à sociedade espanhola e às administrações públicas, que devem replanejar a situação e tomar medidas urgentes que detenham este autêntico suicídio social. É necessária uma autêntica mudança de rumo quanto a medidas legais, proteção social e cultural do matrimônio e a família para conseguir endireitar esta tremenda crise que estamos vivendo na Espanha".

No momento de tirar conclusões, o IPF sustenta que "os dados são irrefutáveis e denotam o fracasso de um Governo que implementa leis como a do divorcio - express– que provoca um aumento da ruptura familiar na Espanha".

"E se além disso, ao dia de hoje, o Governo ainda não elaborou uma lei de Prevenção e Mediação familiar –nem o tem prevista sequer– denota a escassa sensibilidade do Executivo para a problemática da família", sentença o IPF antes de pedir "uma retificação urgente da Lei do 'divorcio-express'" e a implementação de "medidas de apoio à família".

Para maior informação sobre o Instituto de Política Familiar pode visitar: www.ipfe.org/es/