O Diretor da Sala de Imprensa da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, Dom Jorge Lozano, explicou que os prelados participantes neste evento revisarão e estudarão o primeiro rascunho do documento final durante todo o dia e às 7:00 p.m. poderão fazer, por escrito, as contribuições que considerem necessários.

"Às 11:30 (hora local) os bispos terão o texto da primeira redação do documento final, onde a Comissão de redação trabalhou até altas horas da noite. Tenham em conta que está previsto que tenham quatro redações, assim estamos na primeira fase", explicou à imprensa o também Bispo de Gualeguaychú (Argentina).

Depois de assinalar que hoje "não vai haver trabalho de grupo mas sim estudo pessoal", o Prelado argentino afirmou que os bispos, na noite, "poderão anotar-se para intervir verbalmente amanhã na primeira sessão".

"Na segunda, terceira e quarta sessão de amanhã as comissões e subcomissões trabalharão para que a Comissão de Redação arme um segundo rascunho", particularizou.

Dom Lozano também comentou que "nestes momentos o Cardeal Hummes dá uma motivação a respeito da missão continental e em seguida os bispos intervirão para contribuir neste tema".