O Diretor da Sala de Imprensa da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, Dom Jorge Lozano, explicou que o Documento Final deste evento eclesiástico "não vai ser dado a conhecer em 31 de maio" mas sim um ou dois meses depois.

"O documento final não vai ser divulgado em 31 de maio. Em 11 de junho em audiência será entregue ao Papa, e um ou dois meses depois será divulgado", explicou o também Bispo de Gualeguaychú. "Embora seja elaborar (o documento final) para o dia 31, não terá de forma pública. Nesse dia sim teremos uma mensagem final da Assembléia para os povos da América Latina", acrescentou.

Do mesmo modo, o Prelado argentino ressaltou que esta reunião episcopal "não é uma câmara legislativa de um país determinado. dão-se orientações pastorais que não são de aplicação imediata. Nossas comunidades a esperam com ansiedade, mas a implementação é progressiva".

"Tampouco é uma cúpula de presidentes de uma região. Não se reúnem (os bispos) para assinar um texto feito meses antes por alguns colaboradores" e se requer um "clima de estudo, reflexão, diálogo sereno e discernimento", prosseguiu.

Dom. Lozano também informou que "a presidência do CELAM e todos os que estão trabalhando terminam seu período de serviço em julho e haverá uma assembléia aonde se renovarão todas as autoridades do CELAM que será em Cuba. Esta assembléia recolherá algumas destas orientações para organizar programas de trabalho para os próximos quatro anos".