Um Congresso internacional organizado pelo o Conselho Nacional de Investigação da Itália e o Pontifício Comitê de Ciências Históricas se realizará em Roma nos dias 25 e 26 de maio com o propósito de recuperar o valor do latim para o futuro da Europa.

"Futuro Latim: a língua latina para a construção e a identidade da Europa" é o tema do congresso que se celebrará em Roma e no Vaticano; e no que participarão professores, senadores, escritores e jornalistas de vários países, em sua maioria italianos.

Na primeira jornada, na sexta-feira 25, tem como tema "O papel do latim na formação da Europa"; assim como sobre a "Atualidade e significado do latim para o desenvolvimento científico e cultural".

Entre os relatores da sessão do sábado 26 sobre "Políticas que terá que desenvolver para favorecer o estudo do latim", encontra-se o Comissário Europeu para a Educação, Formação, Cultura e Juventude, Jan Figel e um membro da Academia de Ciências Sociais de Pequim, o professor Wang Huansheng.

Antes da clausura, confiada a Dom Walter Brandmüller, Presidente do Pontifício Comitê de Ciências Históricas, entregará o prêmio ao vencedor da segunda edição do concurso jornalístico "Ad Fontes", pela publicação de artigos sobre temas relacionados com a importância das línguas clássicas em âmbito pedagógico e para o desenvolvimento científico e cultural.