Ao receber esta quinta-feira a autoridades da Bulgária e da Ex-república yugosláva da Macedônia, o Papa Bento XVI alentou ambos os países a reafirmar sua identidade cristã como coluna vertebral de suas nações e culturas.

O Pontífice recebeu ao Presidente do Parlamento da República da Bulgária, Georgi Pirinski,  e imediatamente depois ao Presidente do Parlamento da Ex-república Yugoslava da Macedônia, Liubisha Georgievski,  ambos encabeçavam as delegações de seus países que visitam Roma com motivo da festa dos Santos Cirilo e Metodio.

Falando com a delegação búlgara, o Papa afirmou que esta visita expressava o desejo da nação de "reafirmar sua tradição européia, profundamente impregnada de valores evangélicos. Certamente, dado sua origem, a história da Bulgária precede a revelação cristã. Mas é indubitável que no Evangelho a nação encontrou uma fonte de valores, capaz de reforçar a cultura, a identidade e o gênio típico do povo".

O Pontífice se referiu em seguida a triste e dura dominação comunista"; mas destacou que   Bulgária se encaminha para uma integração plena com as demais nações européias".

"Que Bulgária e seu povo conservem e promovam as virtudes cristãs que descendem dos ensinamentos dos Santos Cirilo e Metodio, muito necessárias e atuais também hoje", concluiu.

Em seguida, na audiência com o Presidente do Parlamento da Ex-república Yugoslava da Macedônia, o Santo Padre afirmou que compartilhava o desejo manifestado de que "o patrimônio espiritual herdado seja compartilhado, e que a sua peculiar identidade lhe reserve a devida e esperada consideração por parte dos outros povos europeus próximos a vós por tradição e cultura".

"Meu desejo cordial é que possam conservar sempre fielmente o patrimônio de seu dois Santos protetores, de modo que sua voz, tanto no âmbito civil como no religioso, seja escutada e tida na justa consideração", concluiu.