Os bispos participantes na V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe votariam o primeiro esboço do documento final que deverá ser apresentado amanhã pela manhã, pela Comissão de Redação ante a assembléia.

Logo depois de trabalhar arduamente durante todo o dia, as 16 subcomissões nas quais se subdividiu a assembléia de prelados, entregaram cada uma a suas comissões os textos que elaboraram e elas a sua vez devem entregar, até as 10:00 p.m. (hora local), seus respectivos textos à Comissão de Redação.

Assim o indicou o Arcebispo de Belém do Pará (Brasil) e membro da Comissão de Comunicações da V Conferência Geral, Dom João Tempesta, quem também explicou na conferencia de imprensa de hoje pela tarde, que cada uma das subcomissões, se assim creia conveniente, "tem a liberdade de dividir-se em grupos menores para tratar os temas que lhe competem".

Dom Tempesta disse que "os textos foram comparados, questionados e complementados em cada uma das subcomissões com o 'trabalho em grade', com o intercâmbio de relatores e moderadores em cada uma das subcomissões, sempre dentro de cada comissão".

Por sua parte, o Pe. David Gutiérrez, encarregado de comunicações do CELAM, disse que, logo depois da votação, os bispos terão o documento para "lê-lo no fim de semana e contribuir o que considerarem necessário para chegar ao documento final no dia 31".

Cada uma das comissões de trabalho da V Conferência Geral está divida em subcomissões: Desde a primeira à quinta comissão, todas têm duas subcomissões, enquanto que a comissão seis e sete têm cada uma três subcomissões.