O Presidente da Conferência Episcopal da Costa Rica, Dom José Francisco Ulloa Rojas, indicou que a formação do "católico hoje na América Latina", a família e a problemática dos jovens, são temas fundamentais para esta V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe.

Em entrevista concedida ao ACI Digital, o também Bispo de Cartago assinalou que "há um vazio de formação. Os fieis em Cristo não conhecem suficientemente a doutrina de Cristo; e não há uma coerência entre o que se acredite e o que se vive. portanto é necessária uma formação sistemática, progressiva para os crentes em Cristo. E sobretudo que se faça dentro da Igreja e em comunidade".

Ao falar da família no Continente, Dom Ulloa destacou que "a família na América Latina está sofrendo uma mudança, uma crise; e se até agora foi transmissora da fé, deixou que sê-lo para seus membros, portanto, está-se procurando também a maneira como a família possa continuar essa transmissão da fé".

"Sabemos que o matrimônio é muito débil e é necessário hoje à luz da palavra de Deus e do Magistério da Igreja fortalecer esta instituição familiar para que tenhamos famílias cristãs de verdade, que vivam realmente a mensagem do Senhor", adicionou.

Logo depois de ressaltar a necessidade de "ir eliminando essa brecha tão grande entre ricos e pobres e cada latino-americano tenha um melhor nível de vida", o Bispo de Cartago explicou que "se faz necessário também que a Igreja dê resposta a esta juventude com todos seus desejos, com todos seus ideais, porque encontramos também  uma juventude que procura deus, com fome de Deus: uma juventude aberta de verdade a grandes valores".

"Hoje se está perdendo um pouco a ética, está-se secularizando a sociedade, está-lhe dando costas a Deus, está procurando mais o bem-estar, o ter que o ser, este também é outro ponto que me parece de máxima importância que a Conferência deve tomar em conta", acrescentou.

Depois de destacar que a globalização é "um desafio, uma provocação para a Igreja, para a pastoral, para a evangelização", o Prelado costa-riquenho disse que "o laicado tomou um protagonismo ultimamente, mas não obtivemos que estes laicos se comprometam mais, especialmente em certos espaços como o político, econômico e outros espaços onde tem que estar presente a mensagem do Evangelho, uma mensagem de justiça, de solidariedade, sobre tudo uma mensagem ética, que a ética moral, cristã seja a que vá iluminando as decisões dos parlamentos dos políticos".

"O Papa Bento XVI em sua mensagem que nos deu para esta V Conferência fala da cultura, como a mensagem cristã tem que impregnar a cultura em todos os aspectos e para isso também nos fala como devemos levar essa mensagem através da palavra de Deus, através do Magistério da Igreja, através da vivência dos sacramentos e através de uma tira de consciência da situação que vive hoje a América Latina para dar resposta a esses desafios que hoje nos estão apresentando", disse Dom. Ulloa.

"Um aspecto muito importante que acredito que é necessário também, as estruturas pastorais que temos como são as paróquias, as comunidades, dar uma nova dimensão, parecesse que não estão respondendo hoje aos desafios que nos apresenta a realidade e é necessário ajudar para que estas estruturas realmente sejam o que nós queremos, um espaço de acolhida, uma casa de solidariedade, de comunhão entre todos nós para fazer uma América Latina muito melhor, mais cristã, mais solidária, mais justa", expressou o Prelado.