O vaticanista de L’Espreso, Sandro Magister, publicou um “post scriptum” à notícia que deu há alguns dias sobre a transferência dos cuidados da Basílica de São Paulo Extramuros. Os monges beneditinos seguirão a cargo do histórico templo, depois que a Santa Sé reverteu sua decisão.

Há alguns dias, Magister informou que a basílica passaria a estar sob o cuidado de uma nova comunidade monástica, a Fraternidade de Jesus. Entretanto, Magister afirma que a situação mudou depois que o superior dos beneditinos, o abade Wolf D. Nokter, se reuniu com o Cardeal Ângelo Sodano, Secretário de Estado do  Vaticano.

O jornalista italiano indica que o abade Nokter assegurou ao Cardeal Sodano que imediatamente será  reforçada a presença beneditina na basílica com monges jovens que chegarão de diversos mosteiros beneditinos em todo o mundo.

Magister agora informa que além do compromisso do abade, surgiram “notícias desalentadoras” sobre os resultados não satisfatórios do trabalho da Fraternidade de Jesus na igreja de Todos os Santos em Florência.