O subsecretário do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Dom Félix Machado, declarou à imprensa italiana que é difícil contabilizar quantos budistas ou muçulmanos há no mundo porque não existem registros precisos como os da Igreja Católica.

O Prelado se referiu ao estudo difundido pelo instituto americano World Christian Database, segundo o qual no mundo há atualmente 1.322 milhões de muçulmanos, uma cifra que superaria ao número de católicos, que, segundo o relatório, são mil 115 milhões.

"Há estatísticas que não são muito cuidadosas. Em realidade, são precisas para algumas confissões e para outras não", expressou o Prelado à imprensa italiana. Explicou que enquanto qualquer paróquia católica possui os registros de todos seus batizados, não é assim em outras religiões, nas que "falta qualquer tipo de registro". Recordou que no caso do Islã, só é necessário recitar ante testemunhas "a shaada", quer dizer, declarar que não há mais Deus que Alá.

Segundo o World Christian Database, o crescimento dos muçulmanos se deveria a sua major taxa de natalidade em relação aos países de maioria católica. Entretanto, o número total de cristãos (católicos, ortodoxos, anglicanos e protestantes), é de 2.153 milhões.

O relatório também assinala que há 152 milhões de ateus e 772 milhões de pessoas no mundo que não praticam religião alguma.