Em coletiva de imprensa realizada esta manhã, os bispos participantes na V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano divulgaram o esquema de trabalho para o documento final que emitirão.

Depois da aprovação do esquema de trabalho ontem de noite, os prelados explicaram que agora se conformaram sete comissões nas quais irão se tratar sete grandes tema, cada um dos quais está dividido, dependendo da matéria, em subcomissões, nas que já se começará a tratar os temas específicos.

O Cardeal Julio Terrazas Sandoval, Arcebispo de Santa Cruz de la Serra (Bolívia), Presidente da Comissão de Comunicações e um dos porta-vozes da V Conferência explicou que o tema para a primeira comissão é "O Hoje da América Latina e do Caribe", onde se tratará a realidade do continente, a mudança de época, a situação sócio-cultural da região.

O tema para a segunda comissão é "A alegria de ser discípulos e missionários de Jesus Cristo" que será tratado em duas subcomissões, aonde se discutirá este assunto como "conseqüência do que significa o encontro com Jesus Cristo. É o ponto de partida de todo discípulo e missionário. Este encontro nos vai levar a descobrir a responsabilidade que temos como fieis", explicou Dom Julio Edgar Cabrera Ovalle, Bispo de Jalapa (Guatemala), assim como "a importância que está dando à Palavra de Deus".

O tema para a terceira comissão é "Nossa vocação de discípulos e missionários", em que se tratará, na primeira subcomissão, "ao sujeito da evangelização, que é discípulo do Jesus Cristo, a vocação comum à santidade, que se vê do Concílio Vaticano II, onde todos estamos chamados à santidade na vida ordinária", explicou o Prelado guatemalteco.

A segunda subcomissão deste terceiro grande tema falará das vocações específicas dos batizados. "Fala-se daqueles que prestam um serviço como os bispos e presbíteros que são pastores irmãos, cristãos e que têm que ter uma atitude fraterna e um cuidado pastoral de seus irmãos. Também se fala dos diáconos permanentes e da vida consagrada. Em seguida acontece com falar dos laicos. Há um capítulo em especial para eles, que são testemunhas e evangelizadores convincente no mundo. Na parte final se fala da pastoral vocacional, não só à vida religiosa mas também à vida matrimonial. Estamos falando de animar a vocação de todo cristão", disse Dom Cabrera.

"A comunidade dos discípulos e missionários" é o título do quarto tema para a quarta comissão. "Aqui se introduz o tema da comunhão, como uma categoria fundamental para ser discípula e missionária. A Igreja é casa e escola aonde se vive a comunhão. Os lugares de comunhão: conferências episcopais, províncias eclesiásticas, comunidades eclesiásticas, movimentos, associações, entre outros", explicou Dom Cabrera.

Por sua parte, o Arcebispo de Belém do Pará (Brasil), Dom Orani João Tempesta, divulgou os temas cinco, seis e sete na V Conferência. O ponto cinco, intitulado "O itinerário dos discípulos e missionários" se centrará na espiritualidade trinitária, a docilidade ao Espírito Santo, a Virgem Maria e os Santos, o acompanhamento espiritual e os movimentos eclesiásticos, entre outros.

O Prelado brasileiro afirmou em seguida que os temas para as comissões seis e sete correspondem a uma temática, mas que foi dividido em dois para um melhor tratamento dos mesmos.

Na comissão do tema seis, "A missão dos discípulos e missionários" os bispos tratarão "a definição da grande Missão Continental e os temas como a família, a vida, as crianças, os jovens, a migração, os pobres, os doentes, entre outros, um trabalho mais externo" da Igreja, disse Dom Tempesta.

 O tema sete, "Conversão Pastoral e diversas áreas de tarefa pastoral", enfoca a mesma idéia do tema seis, mas com um "olhar mais interno na Igreja", aonde se verão as estruturas eclesiásticas, diocesanas, as pastorais e as universidades católicas, entre outros temas relacionados, conforme explicou o Arcebispo de Belém do Pará.