Em coletiva de imprensa desta tarde, um dos membros da Comissão de Comunicações da V Conferência Geral, Dom Guillermo Ortiz Mondragón, explicou que o trabalho dos bispos durante o dia se desenvolveu nas subcomissões.

Logo depois de informar que o trabalho dos prelados permitirá intercambiar os relatores e moderadores de cada subcomissão com as outras do mesmo tema, para poder ter a visão global de toda a comissão, Dom Ortiz explicou que "os grupos são de interesse dos participantes, nos temas que se vieram escolhendo ao longo dos primeiros dias".

O Prelado mexicano comentou que na subcomissão em que participa: "a vocação à santidade dos discípulos e missionários" se está tratando os temas da aceitação de Cristo, a conversão a Ele e em seguida a missão. Como o discípulo tem que viver uma luta interior por despojar do poder, ter e prazer, superando as ataduras que não permitem ao missionário sair e deixar tudo para anunciar o Evangelho".

"A outra subcomissão fala da tarefa do missionário: os bispos, os presbíteros, a vida consagrada e todo o trabalho dos laicos, sua importância como discípulos e missionários", adicionou.

Na coletiva de imprensa, em que também participou o Arcebispo de Belém do Pará (Brasil), Dom Orani João Tempesta, os prelados não deram maior informação sobre o trabalhado nas demais subcomissões, cujo trabalho poderia estender-se até manhã pela tarde quando se poderia submeter a votação da assembléia o elaborado.