O Bispo de David (Panamá), Dom José Luis Lacunza, afirmou que "a unidade que o Senhor deu a sua Igreja não é acessória, pertence ao ser mesmo de sua essência", em sua homilia da Eucaristia cotidiana na V Conferência Geral.

Ao recordar que a Igreja celebra nestes dias a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, o Prelado panamenho disse que "Deus quer a Igreja porque nela se expressa sua unidade, a do Pai, do Filho e do Espírito Santo".

"Os fiéis são um porque no Espírito estão em comunhão com o Filho, e nele com o Pai. Para a Igreja Católica a unidade dos cristãos é a participação de sua própria comunhão que é a vida eterna", prosseguiu.

"Acreditar em Cristo significa querer a unidade, querer a unidade significa querer à Igreja, querer à Igreja significa querer a comunhão com o Pai", precisou em seguida.

Ao referir-se em seguida à Eucaristia, o Bispo indicou que esta "não só manifesta nossa comunhão pessoal com Cristo mas sim explica a plena comunhão da Igreja. Por isso pedimos a outros cristãos que respeitem nossa convicção na Eucaristia".

Depois de destacar que "a V Conferência Geral quer ser um novo Pentecostes para esta igreja na América Latina e no Caribe", Dom Lacunza encomendou à Virgem Maria a cada um dos bispos participantes neste importante evento eclesiástico.