O Arcebispo Emérito de Resistência, Dom Carmelo Giaquinta, recomendou ao Chefe do Gabinete, Alberto Fernández, informar-se melhor antes de falar porque "temos uma obrigação muito séria de pensar o que dizemos".

Desta maneira o Prelado respondeu ao funcionário que criticou o discurso do Presidente da Conferência Episcopal Argentina (CEA), Cardeal Jorge Mario Bergoglio, na V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, onde assinalou que o nível de pobreza no país é de 26,9%.

"Não sei por que Bergoglio fala assim. Em 2003 tínhamos 60% de pobreza e hoje temos 28", expressou Fernández à imprensa local.

Ante isso, Dom Giaquinta perguntou: "Mas o que disse o Cardeal Bergoglio? No texto de sua exposição leio: 'Há 26,9% no nível de pobreza'. Quer dizer, que o Cardeal traçou um quadro mais favorável à gestão do Presidente Néstor Kirchner que seu ministro coordenador".

"Todos temos direito a dizer o que pensamos. Mas alguns, entre eles você (senhor Ministro), temos uma obrigação muito séria de pensar o que dizemos", advertiu o Arcebispo.