Durante a 61º Sessão da Organização de Nações Unidas (ONU) que aborda o tema: "Posta em prática da declaração relativa ao compromisso sobre a AIDS", o Arcebispo Celestino Migliore, observador permanente da Santa Sé ante este organismo em Nova Iorque, destacou que só uma adequada informação apoiada nos valores humanos naturais, poderá combater as dramáticas conseqüências desta pandemia.

O Arcebispo Migliore se referiu ao relatório do Secretário Geral da ONU, onde menciona uma série de desafios que expõe a AIDS: "atender os 39,5 milhões de pessoas que vivem atualmente com esta enfermidade; reduzir o número de gente que morre anualmente de AIDS, que em 2006 foi de 2,9 milhões; prevenir novas infecções, que hoje afetam a uns quatro milhões ao ano; e cuidar de modo especial aos jovens, que o ano passado supuseram 40% dos novos contágios".

O Prelado destacou que "a Santa Sé aproveita esta ocasião para reafirmar seu compromisso por intensificar sua resposta a esta enfermidade, por meio de uma rede mundial de 1.600 hospitais, seis mil clínicas e doze mil iniciativas de natureza caridosa e social nos países em desenvolvimento".

Mas o Núncio Apostólico sublinhou que "proporcionar informação e oportunidades para uma educação respeitosa dos valores naturais é essencial tanto para o desenvolvimento do progresso científico como para a prevenção pessoal".

O Arcebispo Migliore terminou respirando a todos os Estados a "prover dados precisos sobre o controle e a valoração desta enfermidade, embora possa resultar difícil. Um entendimento sobre este problema apoiado nos fatos será útil para tentar confrontar todos os problemas relacionados com a AIDS e para assistir a todos os doentes".