O Bispo Auxiliar de Bagdá, Dom Shlemon Warduni, confirmou à agência católica italiana SIR o seqüestro do sacerdote Nawzat Pe. Hanna ocorrido o último sábado. Dom Warduni assegurou que o presbítero caldeu está vivo e seus raptores exigem o pagamento de um resgate "que não está ao nosso alcance".

Dom Waduni declarou ao SIR que ontem à noite falou com o Padre Nawzat por telefone. "Está vivo mas não posso dizer mais que isso. Nesta fase devemos ser sábios e precavidos", indicou.

O sacerdote foi seqüestrado no sábado na manhã quando terminava de assistir a um enfermo da comunidade católica esquenta de Mar Pithion, no distrito de Baladiyat.

O Bispo explicou que seus seqüestrados pediram "um resgate muito alto que não está ao nosso alcance. Entretanto, estamos tratando de libertá-lo. E rezamos para que tudo isto termine logo e exitosamente".

Segundo SIR, o seqüestro do sacerdote caldeu, que acontece a outros seqüestros de sacerdotes e paroquianos nos últimos meses, é um claro sinal dos problemas que os cristãos enfrentam no Iraque.

"É hora de terminar com isto; nosso grito não o escuta o governo nem os aliados. Pedimos-lhes, sem êxito, postos de controle para vigiar algumas zonas da cidade onde se registram as piores violências contra os cristãos", adicionou o Bispo.

Do mesmo modo, denunciou que "temos a sensação de poder ser seqüestrados ou assassinados de um momento a outro, dia e noite. Os cristãos são obrigados a converter-se ao Islã, a abandonar suas casas, a ceder a suas filhas a muçulmanos, a pagar um imposto de proteção, sob pena de morte".

"Antes não acontecia; agora estamos em grandes dificuldades. E isto sem que ninguém se oponha nem nos defenda. Estamos no Iraque há mais de dois mil anos e como cristãos trabalhamos por esta terra, demos forças e sangue por sua unidade. por que este ódio agora?", concluiu.