Em conferência de imprensa oferecida no sábado, o Secretário Geral do CELAM, Dom Andrés Stanovnik, afirmou que os bispos reunidos na V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe olham a realidade "como pastores" procurando "o que tem que Deus na realidade, o que tem que bom".

"O Pastor tenta ter o olhar de Deus. Todo fiel olha tratando de ter os olhos de Deus porque parte da experiência pessoal do encontro com Ele. Por isso o olhar do pastor é um olhar otimista. Por conseguinte é um olhar que move ao louvor, que move a agradecer", disse o também Bispo de Reconquista.

"O olhar otimista e bom não vai a contraposição com um profundo olhar crítico. quanto mais de Deus é nosso olhar, mais profundamente critico da realidade é", afirmou o Prelado.

Ao falar da segunda unidade temática tratada pelos bispos na V Conferência Geral, Dom Stanovnik assinalou que esteve apoiada em "tratar o tema que deu o Santo Padre. Que nos olhemos todos, como discípulos e missionários de Jesus Cristo". "Isto nos serve para identificar os grandes tema para estudar, discutir e aprofundar a semana que vem os temas de trabalho. Este é o panorama", acrescentou.

"A Comissão de Redação vai trabalhar intensamente e vai oferecer na segunda-feira pela manhã um esquema de trabalho para oferecê-lo à Assembléia, em seguida irão trabalhar em grupos com considerações e contribuições. A comissão reformula e o apresenta à assembléia para votação. espera-se que se vote positivamente e se comece a trabalhar os temas durante a próxima semana e os dias que ficam", explicou.