Cáritas espanhola destinou 500 mil euros da Campanha "Cáritas com Sudão", ao programa de ajuda humanitária aos refugiados em Darfur (oeste do Sudão) que acontece o consórcio internacional Cáritas/ACT (Action by Churches Together) de 2004.

Embora a situação que se vive em Darfur é dramática, nos últimos meses piorou, sobre tudo no tema de segurança; isto impede aos refugiados subsistir a partir de suas próprias atividades agrícolas tradicionais.

Ante esta realidade, o consórcio Cáritas/ACT pediu às Cáritas doadores que continuem ajudando-os para poder seguir com suas atividades na zona e não deter os avanços conseguidos até o momento, sobre tudo na redução das taxas de mortandade e de morbidade, e no campo da escolarização infantil.

Atualmente "está se ministrando um programa de educação primária a mais de 40 mil crianças". Na zona funcionam 42 escolas e outras 10 estão em construção. Onde se refere à saúde ambiental, "habilitaram-se 140 pontos de água potável e 90 foram reabilitados. Além disso, construíram-se mil latrinas e se arrumaram outras três mil.

O conflito em Darfur se deve sobre tudo à competência pelos escassos recursos da zona, e se agravou nos últimos decênios devido ao considerável aumento da população e as condições climáticas adversas. Até o momento há 3 milhões de pessoas afetadas, 2 milhões de deslocados, 230 mil refugiados em Chad e 180 mil mortos.